Todas as Eleições

 Por Eduardo Toledo 
 edutoledo@uol.com.br

 

Muitas pessoas não se importam com as eleições. Talvez essa aversão à política seja reflexo de décadas onde os maus exemplos sempre se sobressaíram as boas ações e intenções. Porém, a democracia é calcada nas eleições e as escolhas que a população faz são soberanas.

Em Taboão da Serra já ocorreram 12 eleições municipais. Apenas oito pessoas chegaram a ocupar o cargo de prefeito da cidade. Os pleitos eleitorais refletem muito a história do município e do próprio povo taboanense.

Nossa cidade foi uma das três primeiras cidades em todo Brasil a eleger uma mulher como prefeita. Essa honra coube a Laurita Ortega Mari, que em plena ditadura planejou Taboão da Serra como um grande município.

A rica história eleitoral da cidade tem fatos pitorescos, como a eleição que foi decidida por apenas sete votos de diferença, ou, graças ao sistema da época, o candidato mais votado acabou não assumindo a prefeitura, que ficou com o segundo mais votado.

Foto: Arquivo do Portal O Taboanense | Doação da família Carvalho

O prefeito Ary Dáu durante evento na Câmara Municipal. Ao seu lado, segurando o microfone, o então presidente da Câmara Municipal, Arthur Félix


Por 20 anos, a partir do final da década de 1970, Taboão da Serra viu um verdadeiro "rodízio" na prefeitura. O duelo entre Armando Andrade e José Vicente Buscarini, que sempre conseguiram se eleger, mas nunca fizeram seus sucessores, esquentou o cenário político da cidade.

Em 1997 chegou ao poder o médico Fernando Fernandes Filho. Depois de quatro anos como prefeito onde alcançou ótimos índices de aprovação ele concorreu, graças a mudanças na legislação eleitoral, a primeira reeleição municipal, onde foi aclamado pela população recebendo mais de 72% dos votos nas eleições de 2000.

O atual prefeito, Evilásio Farias, foi eleito pela primeira vez em 2004, enfrentou uma dura campanha, mas saiu-se vitorioso e comandou os destinos da cidade por quatro anos. Com uma administração moderna, uma relação conflituosa com a Câmara Municipal nos dois primeiros anos de seu mandato, conseguiu fazer um governo que trouxe novidades para a cidade e acabou recebendo grande apoio das lideranças políticas. 

Em 2008 uma das eleições mais duras (e sujas) da história. Evilásio venceu Fernando Fernandes e comanda novamente a prefeitura até 2012, quando um novo capítulo dessa história será escrito por você, eleitor.



 Eleição de 1959, 1ª legislatura
 Eleição de
1963, 2ª legislatura
 Eleição de
1968, 3ª legislatura
 Eleição de
1972, 4ª legislatura
 Eleição de
1976, 5ª legislatura
 Eleição de
1982, 6ª legislatura
 Eleição de
1988, 7ª legislatura
 Eleição de
1992, 8ª legislatura
 Eleição de
1996, 9ª legislatura
 Eleição de
2000, 10ª legislatura
 Eleição de 2004, 11ª legislatura
 Eleição de 2008, 12ª legislatura

 Eleição de 2012, 13ª legislatura

 

 Veja nossa seção especial sobre os Poderes Executivo e Legislativo
 Saiba mais acessando nosso
banco de dados sobre o eleitorado de Taboão da Serra

 

oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo