A árvore símbolo

Para muitos moradores, principalmente os mais antigos, a Pitangueira é considerada a árvore símbolo do município. Em 2008, a prefeitura e o Shopping Taboão realizaram um evento onde uma muda foi plantada no Largo do Taboão, simbolizando a antiga árvore que precisou ser removida na década de 70 para a ampliação da rodovia Régis Bittencourt.

Um projeto do vereador Olívio Nóbrega foi aprovado na Câmara Municipal oficializando a Pitangueira como árvore símbolo de Taboão da Serra. Conta a história que a nossa cidade cresceu em torno da Pitangueira do Seu Zeca, que foi no Largo do Taboão, em frente ao seu mercadinho, onde tudo começou. A história da árvore remete há mais de 55 anos, quando a esposa do Seu Zeca deu de presente e plantou a Pitangueira que cresceu junto Taboão da Serra.

A árvore símbolo da cidade foi removida do seu local original, mas pela sua importância histórica, foi replantada e está até hoje ao lado da casa paroquial do Santuário Santa Terezinha, onde ainda reina frondosa, lembrando a todos que Taboão da Serra cresceu ao redor dela.

Pitangueira do Seu Zeca na década de 50 | Reprodução
 

 

oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo