Câmara Municipal

O Poder Legislativo de Taboão da Serra foi instituído junto com a cidade, em 1959. Na primeira legislatura, eram nove vereadores. Durante a história do município as leis foram mudando e a Câmara Municipal chegou a ter até 19 vereadores. Hoje, o número que a lei determina são 13 cadeiras, que formam o parlamento taboanense.

A Câmara Municipal já teve quatro sedes na nossa cidade. A primeira delas era junto com a prefeitura, logo na emancipação da cidade, ambas funcionavam na avenida Getúlio Vargas. Na década de 70, mudou-se para a rua Santa Luzia e depois, já na década de 80, para a rua Levy de Souza e Silva, no Jd. Bontempo. Atualmente ela está na avenida Dr. José Maciel, no Jd. Maria Rosa.

A principal função da Câmara Municipal e dos vereadores é fiscalizar o Poder Executivo, determinar que o orçamento seja cumprido e fiscalizar como o dinheiro público está sendo gasto, além de elaborar leis que melhorem a qualidade de vida da população. O Legislativo é o poder simbólico do regime democrático representativo da vontade da população.

Curiosidades sobre a Câmara

Apenas 13 mulheres conseguiram ser eleitas vereadoras na história de Taboão da Serra. São elas: Laurita Ortega Mari (3ª legislatura), Neide Gonçalves (4 ª legislatura), Maria Aparecida Busto Rodrigues (4ª, 5 ª, 6 ª, 7 ª e 8 ª legislaturas), Geny da Silva (5 ª e 6 ª legislaturas), Maria Alice Borges Ghion (6 ª legislatura), Adalgisa Duarte Pinheiro (6 ª legislatura), Maria das Graças Araújo da Silva (7 ª legislatura), Geuza Ferreira Selin (7 ª legislatura), Maria Neuzinha Nunes (7 ª, 8 ª e 9 ª legislatura) e Arlete Silva (7 ª, 8 ª e 10ª legislaturas). Na atual legislatura, as vereadoras Érica Franquini, Joice Silva e Luzia Aprígio compõem a bancada e completam o “time” feminino da história taboanense. Ah, durante 49 dias a vereadora Leda Pagliarin assumiu como suplente a vaga deixada por Ronaldo Onishi na 12ª legislatura.

Os vereadores que tem mais mandatos na cidade são Paulo Félix e Olívio Nóbrega, cada um com seis mandatos. Ambos deixaram a Câmara Municipal no dia 31 de dezembro de 2012. Logo em seguida aparece a ex-vereadora Mariazinha, com cinco mandatos consecutivos.

Todos os prefeitos da cidade ocuparam também o cargo de vereador, menos o ex-prefeito Fernando Fernandes. Nicola Vivilechio, o primeiro prefeito da cidade, foi eleito vereador depois de exercer o seu mandato como prefeito. Todos os outros, Laurita Ortega Mari, Ary Daú, Oswaldo Cesário de Oliveira, Armando Andrade, José Vicente Buscarini e Evilásio Farias começaram suas carreiras políticas no Poder Legislativo.

Anota aí

Câmara Municipal de Taboão da Serra
Avenida Dr. José Maciel, nº 517 | Jd. Maria Rosa
CEP: 06763-270
Telefone: 4788-9300
Site: www.camarataboao.sp.gov.br

oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo