28.07.2017
Região
Governo federal fecha farmácias populares em Taboão e Itapecerica
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

Desde o mês passado os moradores de Taboão da Serra não contam mais com o programa Farmácia Popular, do governo federal, que disponibilizava medicamentos gratuitos ou pelo seu valor de custo. Em nota ao Portal O Taboanense, o Ministério da Saúde informou que houve “mudanças no repasse de verbas”. No município de Itapecerica da Serra o programa funcionou até dia 30 de julho.

O governo afirma que pretende economizar cerca de R$ 100 milhões anuais com o fechamento das farmácias. “A verba que antes era destinada a unidades exclusivas do Farmácia Popular será repassada aos estados e municípios para que 100% seja utilizada na compra de fármacos para a população”, informou.

Ministério da Saúd einformou que irá repassar verba para que os municípios comprem os medicamentos | Arquivo do Portal O Taboanense

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o fim do programa não trará prejuízo ao usuário. “Pelo contrário, estamos ampliando o acesso,  fortalecendo a rede credenciada. Os medicamentos exclusivos na farmácia de rede própria representam menos de 7% da procura dos usuários. Ou seja, cerca de 93% dos usuários buscam medicamentos para hipertensão, diabetes e asma, disponíveis na rede credenciada do Farmácia Popular”, esclareceu.

De acordo com a secretária de Saúde de Taboão da Serra, dra. Raquel Zaicaner, os munícipes poderão retirar os medicamentos nas farmácias das unidades básicas de saúde,  ou nas drogarias conveniadas” do Aqui Tem Farmácia Popular.  

As drogarias conveniadas do Aqui Tem Farmácia Popular oferecem apenas 25 medicamentos de uso contínuo de graça ou com preços baixos, entre eles para hipertensão, diabetes e asma. O programa Farmácia Popular oferecia mais de 125 medicamentos.

comentários
  • CELSO CAPELLOSSI NETO
    Itapecerica da Serra, Centro
    Uma pena o governo federal passar dados falsos com relação a procura de medicamentos, a procura era por toda a grade disponível e não só pelos medicamentos de diabetes e hipertensão, sei que a farmácia popular de Itapecerica tem dados precisos sobre a procura.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo