19.06.2017
Obras
Trecho Norte do Rodoanel irá ligar Taboão ao aeroporto de Guarulhos
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A Dersa (Desenvolvimento Rodoviários S/A), empresa vinculada à Secretaria de Logística e Transportes, deu sequência na última semana a mais uma etapa na construção do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas, com a detonação de rochas no encontro entre os lados leste e oeste da escavação do túnel 301.

Veja o projeto completo do Rodoanel

O trecho Norte do Rodoanel irá interligar o já existente trecho Oeste, que começa em Embu das Artes e vai até São Paulo, na rodovia dos Bandeirantes. Essa ligação, no futuro, irá facilitar o acesso dos moradores de Taboão, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região a Guarulhos e ao aeroporto Internacional.

Com 44 km de extensão, obra vai interligar os trechos Oeste e Leste, e dará acesso à rodovia Fernão Dias e ao aeroporto de Guarulhos | Divulgação / Alexandre Carvalho/A2img

O governador Geraldo Alckmin disse em visita técnica ao canteiro de obras, Lotes 2 e 3, na Zona Norte de São Paulo que “estamos dando mais um passo para a conclusão do Rodoanel. Falta a última etapa para fechar os 180 km do rodoanel metropolitano. Envolve três municípios: São Paulo, Guarulhos e Arujá. Estamos com 5,2 mil pessoas trabalhando em todos os seis lotes. Nós pretendemos entregar todo o eixo principal até março de 2018, além da ligação com a Rodovia Fernão Dias”.

A construção do túnel é um dos principais desafios de engenharia vencidos pela Dersa para a viabilização da rodovia, a maior obra viária do país, em função das características geológicas da região da Serra da Cantareira. A solução encontrada foi aproveitar as interligações internas entre as duas pistas do Rodoanel para abrir mais frentes no interior da montanha. Localizado no Parque Estadual da Serra da Cantareira, o túnel 301 é o mais extenso da obra, com 1,7 quilômetros.

“Há uma expectativa de o Rodoanel Norte atender 23 mil caminhões por dia, que serão retirados da capital paulista. Um grande ganho ambiental, menor poluição, grande ganho do ponto de vista de mobilidade, com menos congestionamento, grande ganho de logística, exportação, importação, redução do custo Brasil e qualidade de vida para a população”, disse Alckmin, sobre as características e dimensões da obra.

Investimentos

O trecho Norte do Rodoanel é a maior obra viária do país, com investimentos previstos de R$ 8,1 bilhões, sendo R$ 4,3 bilhões aplicados em obras, e o restante em pagamento de compensações ambientais, desapropriações, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação e obras complementares.

A obra financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da União tem sete túneis duplos com soluções tecnológicas de engenharia entre as mais avançadas no mundo, por comportarem até quatro faixas de rolamento por sentido. É a maior obra rodoviária financiada pelo BID.

O Rodoanel Norte, com seus 44 quilômetros de extensão, vai interligar os trechos Oeste e Leste, e dará acesso à Rodovia Fernão Dias. O percurso passa por São Paulo, Arujá e Guarulhos e terá uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros para o Aeroporto Internacional.

 

comentários
  • Ariovaldo Tadeu Parisotto Carvalho
    Toboão da serra, 341
    As obras do Rodoanel é muito importante pro Estado de São Paulo, pra São Paulo e grande São Paulo incluindo ai Taboao da Serra, principalmente na área de logística. Taboao está próximo ao Rodoanel e é cortado pela BR-116, que liga São Paulo e toda a Região Sul e Norte do Brasil e ao Porto de Santos que alias precisa melhorar muito face a conclusão do trecho Norte do Rodoanel.
  • aloisio Pereira da Silva
    são Paulo, jardim vista Alegre
    Vai entregar o rodo anel em março de2018 cade nossos apartamentos auxilio aluguel não aumenta o aluguel aumenta todo ano falta mais empenho da dersa na questão de nossas moradia espero que saia antes do término do rodo anel as moradias senão vamos acionar a justiça
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