19.06.2017
Artes Marciais
Taboão: Projeto social de lutas forma campeões na vida e no esporte
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

A Prefeitura de Taboão da Serra oferece gratuitamente, através da Secretaria de Esportes, aulas de lutas marciais, que inclui o ensinamento de quatro modalidades: judô, karatê, muay thai e capoeira. As aulas são gratuitas e ministradas em seis núcleos dentro do município.

De acordo com o coordenador de Lutas, o sensei, 4º Dan e técnico da equipe principal de karatê de Taboão da Serra, Manoel Carlos, o projeto de artes marciais tem como principal objetivo, desenvolver um trabalho social na cidade com crianças, adolescentes, jovens e adultos, incluir a sociedade taboanense no mundo das lutas.

No karatê, Taboão da Serra tem quatro atletas no Projeto Olímpico 2020 da Federação Paulista | Divulgação

O projeto é aberto a qualquer pessoa a partir dos sete anos, sem limite de idade. Horários e informações sobre matrículas, podem ser obtidas diretamente em cada polo de treinamento, durante todo o ano. A cidade também tem o projeto da 3ª Idade, com karatê adaptado, que atende pessoas entre 60 e 90 anos.  

A qualidade de infraestrutura e treinamento oferecidos pela Prefeitura e equipe de treinadores, garantem a evolução dos atletas, que acabam ganhando destaque no cenário nacional e internacional, conquistando medalhas e levando o nome da cidade para o lugar mais alto do pódio.

“Todo o trabalho com as lutas é social, não visa a competição, porém, de 10% a 15% dos praticantes desses núcleos se identificam com a competição e acabam migrando para participar dos eventos competitivos. Entre eles campeonatos regionais, estadual, nacional e internacional. Entre todas essas modalidades, o Karatê se destaca em todas essas competições”, comentou Manoel Carlos.

Colhendo frutos no Karatê

Apesar da parte social do projeto de artes marciais, alguns talentos surgem nos treinamentos. Atletas que participam de campeonatos regionais, estadual, nacional e internacional. No karatê, Taboão da Serra tem atletas na seleção brasileira, na seleção da Federação Paulista, além de caratecas selecionados para participar do Projeto Olímpico de São Paulo, que visa as Olimpíadas de 2020, que será no Japão. E representantes na seleção brasileira.

“Temos 14 atletas na seleção Paulista de Karatê, entre etapas classificatórias e finais do Paulista nós ganhamos 42 medalhas, sendo 13 de ouro, nove de prata e 20 de bronze, entre fevereiro e maio, no masculino e feminino. Esses foram participaram a primeira etapa classificatória do Campeonato Brasileiro em Vitória do Espírito Santo. A grande final acontece em outubro em Salvador, na Bahia”, disse o treinador.

Taboão da Serra também tem quatro atletas participando do Projeto Olimpíco 2020, como explica Manoel Carlos. “A Federação Paulista de Karatê montou um grupo de 50 atletas, para fazer parte do Projeto Olímpico de São Paulo, visando as Olimpíadas de 2020, desses, quatro atletas são de Taboão. Eles recebem toda a estrutura de treinamento. Eles tem idade entre 16 e 25 anos, são dois para a equipe feminina e dois para a masculina”.

O município também tem uma represente em dois torneios internacionais, a carateca Maria Vitória Fernandez, de 16 anos, ela é atleta da seleção brasileira, evai participar do Sul Americano na Bolívia, entre os dias 26 de junho a 02 de julho e do Mundial, na Índia, de 15 a 20 de julho.

O taboanense Victor William, de 17 anos, também é atleta da seleção brasileira.

Taboão da Serra - referência nacional no karatê

O treinador Manoel Carlos fala com orgulho da qualidade das aulas de artes marciais no município. E afirma que o projeto social de lutas de Taboão da Serra é referência nacional, graças ao apoio da Prefeitura e competetência da equipe técinica (professores).

“Temos todo apoio e estrutura de treinamento da Prefeitura e Secretaria de Esportes. Taboão da Serra é referência nacional no karatê, não só pelos resultados em competições, mas principalmente pelo trabalho social que a gente tem na cidade. Às vezes as pessoas veem as lutas, apenas como uma luta, mas é muito mais do que isso. Quando uma criança tem a disciplina de um segmento esportivo desse ela com certeza, será um adulto diferente. Ela tem o controle emocional, psicológico e físico. Essas lutas agregam”, declarou.

Manoel Carlos, conclui deixando um reflexão sobre o karatê. “O karatê-do nos ensina uma grande lição, a dividir antes de somar. Uma arte marcial capaz de tornar as pessoas fortes e flexíveis, capaz de promover o acúmulo e propagação da energia positiva e vital. Um simples aperto de mãos e cumprimento sincero é capaz de aproximar as pessoas da forma mais pura e verdadeira. Isso ocorre constantemente nos treinos de karatê-do".

Serviço
Cepim (Secretaria de Esportes)
Endereço: Avenida Doutor José Maciel, 708 - Jd. Maria Rosa
Telefone: (11) 4788-5888

Ginásio de Esportes Ayrton Senna
Rua José Francisco dos Santos, 120 - Jd. Helena

Ginásio Poliesportivo Zé do Feijão
Endereço: Estrada Kizaemon Takeuti, 1.950 - Jd. Roberto

Projeto Lado a Lado
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242 - Jd. Saporito

Quadra Poliesportiva do São Judas
Avenida Cid Nelson Jordano, 1.404 - Jd. São Judas 

comentários
Seja o primeiro a comentar
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo