08.05.2017
Parabéns
Itapecerica da Serra completa 140 anos nesta segunda-feira, dia 8
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

Itapecerica da Serra é a cidade mais antiga da região, e completa nesta segunda-feira, dia 8, 140 anos de Emancipação Político-Administrativa. No domingo aconteceu o tradicional desfile cívico.

Na quinta-feira, dia 11, às 19h, acontece na Câmara Municipal a sessão solene em comemoração ao aniversário. Confira os eventos do mês de maio.

Itapecerica da Serra é a cidade-mãe de todos os municípios da região | Ítalo Santana / Santa Câmera

História
O município possui uma vasta área verde, com belas paisagens. De acordo com o IBGE, em 2016 a população da cidade estava estimada em 170 mil habitantes. A superfície é de 1.042 km² e a altitude de 835 metros. A economia do município se baseia na extração mineral (grafite), na agropecuária e no turismo.

Nascida no final do século XVII e situada no coração do Vale do Itapecerica no Centro-Oeste de Minas, a cidade foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, atualmente estado de Minas Gerais.

O nome da Itapecerica deriva do tupi, que significa "pedra escorregadia". Uma lenda da região conta que dois índios passeavam pela cidade, quando um dos índios escorregou e gritou: “ita”, o outro índio gritou em seguida: “pecerica!”, ou “pycyryca!”.  Ainda é possível ver, o que sobrou da pedra lisa na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz. Cidade católica, fundada por jesuítas, foi habitada por aldeias indígenas. A padroeira do município é Nossa Senhora dos Prazeres.

Itapecerica da Serra, se emancipou do antigo município de Santo Amaro, em 8 de maio de 1877. Em 1908, a cidade promoveu a primeira corrida oficial de automóveis do Brasil, que aconteceu em 26 de julho, organizada pelo Automóvel Club de São Paulo. Mais de 10 mil pessoas assistiu, Sílvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos, vencer a corrida.

Em 1944 o município acrescentou o “da Serra” ao nome em alusão à sua topografia e também para distinguir-se do município mineiro de igual nome, passando a se chamar Itapecerica da Serra.

Em 1959 foi criada a comarca de Itapecerica da Serra, composta pelos municípios de Embudas Artes, Embu Guaçu, Juquitiba e Taboão da serra, a cidade de São Lourenço da Serra que em  1991 se emancipou da cidade de Itapecerica.  

Atualmente o prefeito da cidade é o Jorge Costa, eleito com 49,57% dos votos, ele ocupa o cargo pela quarta vez. O município ganhou um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O terreno doado pelo prefeito esta localizado na Rodovia Armando Salles e possui aproximadamente 21 mil m². Inicialmente o local terá 3.000 metros quadrados de construção, sendo que o Instituto deverá atender 1.200 alunos. Em 2013 a cidade inaugurou seu primeiro shopping center, o Itapecerica Shopping.

comentários
Seja o primeiro a comentar
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo