17.04.2017
Taboão
Eleitores de Taboão da Serra podem realizar cadastro biométrico
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

Os cartórios eleitorais de Taboão da Serra estão realizando o cadastramento biométrico, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento. No município o cadastro biométrico ainda não é obrigatório, mas os eleitores que comparecerem as unidades para tirar o título pela primeira vez, alterar dados do título atual, transferir ou tirar segunda via já serão inseridos no novo sistema.

O processo do cadastro biométrico em Taboão começou em 2015, mas a procura ainda está muito baixa. De acordo com funcionários 416ª Zona Eleitoral, até o dia 11 de abril pouco mais de 15 mil eleitores haviam feito a biometria, restando mais de 94 mil.

Recentemente, funcionários da zona eleitoral 416ª se reuniram com a presidente da Câmara Municipal, Joice Silva, para pedir o apoio dos vereadores na divulgação das campanhas de cadastramento biométrico. “O atendimento é agendado porque em alguns casos o cadastro da biometria demora em média 15 minutos. Para nós é muito importante que os eleitores venham antes para evitar a correria dos últimos dias de quitação eleitoral”, informou Luana Naomi Ueki.

Taboão da Serra conta com duas Zonas Eleitorais. A 416ª ZE possui 28 locais de votação e 288 sessões. Já a 324ª ZE têm 24 locais de votação, 232 sessões. Ao comparecer no cartório eleitoral na data marcada, o eleitor deve levar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens, com idade entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais segurança à identificação do eleitor. Antes da entrada na cabine de votação, o mesário solicita que o eleitor posicione um dos seus dedos (polegar ou indicador) no leitor do microterminal e, em seguida, ele é liberado para votar na urna eletrônica.

Serviço - Cartório Eleitoral

Para realizar o agendamento acesse o site: TRE/SP

Taboão da Serra
324ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Elisabeta Lips, 303 - Jd. Bom Tempo
Telefone: (011) 4701-8051 / 4786-4912

416ª Zona Eleitoral
Endereço: Avenida Laurita Ortega Mari, 1412 - Pq. Pinheiros
Telefone: (11) 4786-3250

Com informações da Câmara Municipal de Taboão da Serra

comentários
  • Maristela Aparecida da Silva Ormond
    Taboão da Serra, Parque Pinheiros
    416 zona eleitoral mudou há mais de 4 anos para av Laurita Ortega Mari, quase em frente ao kacula supermercado.
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo