29.12.2016
Atualizada
Coluna Em Off conta tudo sobre os bastidores da política
compartilhe
Da Redação do Portal O Taboanense

Que venha 2017
Aê galera, segura os fogos, adia o réveillon, vai chacoalhar a sidra na janela, põe a Glacial no freezer e manda o Ano Novo chegar mais devagar, porque a Em Off tá no ar, quentinha contando tudo o que rola nos bastidores da política de Taboão da Serra e região. Prepara o estômago!

Pega pra capar
Nem Mãe Dinah, nem Nostradamus, muito menos Walter Mercado... ninguém é capaz de prever quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Claro, chuta um dos 13 nomes e acerta... aí não vale. A verdade é: existe um grupo com sete votos, maioria absoluta, suficiente para eleger o ‘elegido’, porém nesse grupo três nomes estão na disputa.

Pega pra capar 2
Dos sete, Joice Silva, Marcos Paulo e André Egydio disputam internamente quem será o escolhido. Nas bancas de aposta, o dentista André da Sorriso vem sendo marcado nos bilhetes mais dourados, mas cravar que ele já está eleito é precoce. É a bola da vez, vem trabalhando certinho. E tudo indica que ele tem as negociações bem encaminhadas, mas na política, algumas vezes, nada é o que parece ser.

Pega pra capar 3
Do outro lado, com seis votos, vivendo uma amargurante espera, Carlinhos do Leme mantém a candidatura. Um pecado do outro lado e ele pode aparecer como azarão nessa história. Improvável, mas como disse um assessor: “a esperança é a última que morre. E às vezes ressuscita”.

Panos quentes
O Prefeito Fernando Fernandes espera que, independente do escolhido, a paz reine e ele tenha governabilidade pelo menos no próximo biênio. FF torce para que a briga, que já envolveu xingamentos pesados entre um vereador e uma secretária (muito próximo a uma vereadora), termine no dia 1º de janeiro. Tudo bem, eu também pedi os números da mega-sena da virada pro Papai Noel. Vai que...

Diferenciado
Convenhamos, com 12 vereadores eleitos pela base governista é no mínimo indecente, do ponto de vista político, que o único vereador da oposição seja o fiel da balança na escolha do chefe do Poder Legislativo. Na base, tudo empatado: 6 a 6! Morerinha, mais uma vez, dará o voto de minerva.

Bingo
Palpite da Em Off: apesar da briga insana entre os vereadores, o próximo presidente será eleito com 13 votos, por unanimidade. Seja quem for. Anota aí.

Próxima...
Chega de presidência, ninguém “guenta” mais, né? E vai que nem no dia 1º se decida essa bagaça, né não? Assunto pra próxima coluna!

Sedex
Só pra terminar: essa briga que deve (ou não?) se prolongar por 2017, pode ter como alvo um influente empresário da cidade. “O primeiro pedido de CPI já está pronto, na primeira sessão já cai no colo de um figurão, que (supostamente) esconde um estacionamento em nome de terceiros”, inflama um vereador reeleito. Eu, hein.

Fui
Sem lenço e sem documento: o vice-prefeito Laércio Lopes, atualmente na barca do PTB, de Arlete Silva e Cia, deve deixar em breve o partido. O destino é o PSDB.

Fui 2
Lopes sonha em ser candidato a vereador em 2020 e o tucanato, na opinião dele, é o ninho perfeito para elegê-lo. É esperar pra ver.

Dança das cadeiras
Todos (eu disse todos) os secretários municipais colocaram a disposição do prefeito Fernando Fernandes seus cargos. A medida visa deixar ‘mais a vontade’ Fernandes para fazer mudanças no seu novo governo. Cá pra nós, o homem com a caneta esferográfica na mão não precisa de nenhum ato de gentileza para colocar o governo nos trilhos. É conversa pra secretário demitido dormir, e só.

Dança das cadeiras 2
Apesar da medida “democrática” tomada em conjunto pelo secretariado, a maioria segue na expectativa dos próximos passos de Fernandes. As mudanças (sim, eles ocorrerão) irão atingir pelo menos quatro pastas. Terror, pânico e suadouro: tem gente graúda economizando na ceia do Ano Novo.

Garantidos
Adelço Buhrer, das Finanças, é um dos poucos que já sabe que continua no governo. Mas é segredo, até pra ele. Takashi, da secretaria de Fazenda e João Medeiros, da Educação, são outros que podem dormir até mais tarde no dia 2 de janeiro. Daniel Chaves Sá Borges, o gênio da comunicação, também tem apoio e bala na agulha suficiente para continuar no cargo.

Cotado
O filho do prefeito, Fábio Fernandes, que vem comandando o esporte nos últimos quatro anos, pode pintar na secretaria de manutenção. Improvável, mas caso ocorra, a mudança pode ajudar a entender o tabuleiro de xadrez que está se desenhando para a eleição de 2018 e, claro, a sucessão de 2020.

Boataria
Fernandes ouviu conselhos e ainda não decidiu, mas pode colocar a secretaria de segurança pública subordinada ao gabinete. Na prática, se isso ocorrer, a pasta será simbolicamente “extinta”. O nome de Gerson Brito, atual secretário de segurança, ganha força na secretaria de transporte e mobilidade urbana onde não deve “alcançar tanta rejeição”, como ironizou um atual subordinado.

GCM
O comandante geral da Guarda Civil Municipal não deve permanecer nas mãos de Leonel Vieira. O GCM de carreira, Sandro Léo é o preferido pela corporação e pode assumir para unir novamente a guarda.

Sonho
O PRB mira a secretaria de Cultura, mas nada de concreto.

Somatória
A pergunta que não quer calar é: em que pastas, ou melhor, cargos, o prefeito Fernando Fernandes pretende encaixar os vereadores Marco Porta e Eduardo Lopes, que não foram reeleitos, mas rezaram a cartilha do seu governo quatro anos?

Põe na conta
Aliado histórico de Evilásio Farias e propulsor da primeira campanha de Aprígio, Carlos Senna deve fechar com o governo Fernando Fernandes. Para amigos, confessou: “não dá pra remar contra a corrente”.

Registro
E pra não dizer que não falei das flores: três, dos cinco vereadores da comissão, não assinaram o relatório final da CEI que investigou a Cooperativa Vida Nova. São eles: Eduardo Nóbrega, Ronaldo Onishi e Joice Silva.

Registro 2
E a diretoria da Cooperativa comemorou com um estouro de champagne no heliponto de cara para a Régis Bittencourt: “atestado de idoneidade”. Como diria o mestre Silvio Brito: “Tá tudo muito louco, oba”.

Bye Bye
Eduardo Rijo, que demorou a engrenar no governo Fernandes, pode estar deixando o cargo nos próximos dias. Um convite de uma prefeitura do interior, onde ele prestou consultoria, deve ser o destino mais provável.

Chora my people!
A Viação Pirajuçara já comemora, bem discretamente ainda, uma provável vitória na Justiça contra a prefeitura, que congelou o aumento da tarifa dos ônibus circulares desde 2012, em três “merréis”. Segura a peruca e prepara o bolso porque a empresa defende uma tarifa de R$ 3,80. É chorar para crer.

Me contaram...
É aquela velha história, contou pra um jornalista, contou pro mundo. O novo centro comercial inaugurado ao lado do bar Pachá, na praça Nicola Vivilechio, irá contar com um Carrefour Bairro e uma academia, muuuuuito provavelmente a Smart Fit.

Secret
O Shopping Taboão prepara uma mega comemoração para os 15 anos do empreendimento. E olha, “O” show vai acontecer em junho e promete parar a cidade, aliás, toda a região. As atrações? Hoje não, mas acompanha por aqui que em breve teremos novidades.

Abraços
Sem mais delongas, sem mais desculpas: creiam, a Em Off é realidade em 2017. E lembrando, porque nunca esquecemos: 7 a 1 foi pouco! Abraços e mais abraços para o querido Tio Mauro, para a super secretária de saúde Dra. Raquel Zaicaner e para o médico humanista Cadu, do HGP, que trabalha olhando no olho do paciente e não no piloto automático.

Mais abraços
Abraços efusivos para o melhor cardiologista da região: Dr. Antônio Pierobon, o nosso simpaticíssimo Toninho. E mais abraços para Arlete Silva, mestre de xadrez... Abraços para a generosa Luzia Aprígio e para a querida Nely Rossany, jornalista que impregna de competência a imprensa regional. Porém, abraços e mais abraços pra você, querido leitor, o mais importante de todos.

Bug
E antes que algum safadinho venha gritar pelas ruas de Taboão, reclamando que seus comentários estão sendo censurados, boicotados ou alijados do Portal O Taboanense, fica a explicação: estamos trocando a plataforma de publicação, o que causa, momentaneamente, uma grande demora na aprovação. Em breve, todos poderão comentar com seus lindos perfis do Facebook.

C'est fini
Amiguinhos, por hoje é só!

 

comentários
  • Maria
    Taboão da Serra, Parque Monte Alegre.
    Sirvo-me dessa coluna para fazer um pequeno alerta aos cooperados da cooperativa, para além do heliporto, verifiquem também, as condições dos para-raios dos respectivos prédios. Quando formam temporais, os inúmeros raios desviados atingem em cheio a região do Parque Monte Alegre, causando um estrago e, queimando inúmeros eletro- domésticos, além de queda de energia elétrica . É uma advertência a ser pesquisada.
  • Sérgio Cardoso
    Taboão da serra, Jd. Maria Rosa
    Good emoff!!
  • Jessica Gomes
    Taboao, leme
    Ave-maria. pagar o mesmo preço que se paga em sp por um transporte porco, demorado e horroroso? a viação pirajuçara tá de brincadeira. Em SP vc paga 3,80 mas tem integraçao através do bilhete único. e no taboao?
deixe seu comentário
Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer site. Com eles, os internautas podem ampliar o debate, complementar as notícias publicadas e tecer críticas e elogios. Por isso não queremos transformar esse espaço em palanque, nem contra e nem a favor. Nós não publicamos comentários com palavrões ou agressões gratuitas, comentários fora do assunto ou com auto-propaganda ou propaganda de terceiros. O Portal O Taboanense reserva-se o direito de, independentemente de qualquer aviso ao autor, EXCLUIR qualquer comentário que, a seu exclusivo critério, considere ofensivo ao seu pessoal ou a qualquer terceiro, bem como a bloquear o acesso de qualquer usuário ao espaço de comentários, caso julgue necessário. Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal O Taboanense. Os autores dos comentários são civil e criminalmente responsáveis por publicar qualquer conteúdo que viole a lei (incluindo crimes contra a honra, ameaça, preconceito e discriminação).
Por favor aguarde, enviando comentário.
Comentário enviado com sucesso. Obrigado.
oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo