Biografia
personagens da nossa região.
Fernando Fernandes
Prefeito de Taboão da Serra

Nascido no bairro de Pinheiros, em São Paulo, no dia 30 de janeiro de 1952, Fernando Fernandes Filho teve uma infância humilde ao lado de seus pais, Fernando Fernandes e Tereza Fernandes. Concluiu o segundo grau na Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, também em Pinheiros. Apaixonado por futebol, nunca escondeu ser um grande torcedor do São Paulo Futebol Clube.

Logo que se formou em medicina pela Universidade Santa Casa de São Paulo, mudou-se em 1978 para o bairro do Pirajuçara, em Taboão da Serra, em uma época de grande crescimento populacional e na formação dos bairros no município. Fernandes foi o primeiro médico do Pirajuçara.

Fernando Fernandes cumpre seu terceiro mandato como prefeito | Eduardo Toledo

No ano seguinte, entrou na política e foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Armando Andrade. Fernandes se destacou no governo, assumiu o controle da antiga Regional do Pirajuçara e depois foi nomeado Diretor de Saúde de Taboão da Serra.

Em 1997, assumiu a prefeitura de Taboão da Serra ao derrotar, no ano anterior, Paulo Silas por nove mil votos de diferença. Depois de quatro anos no comando da cidade, onde alcançou ótimos índices de aprovação, ele concorreu, graças a mudanças na legislação eleitoral, a primeira reeleição municipal, onde foi aclamado pela população recebendo mais de 72% dos votos nas eleições de 2000.

Após o fim do seu segundo mandato, em janeiro de 2005, aceitou o convite do então prefeito de São Paulo, José Serra, para assumir a Subprefeitura da Cidade Ademar, na zona leste da Capital Paulista. Em 2008, Fernandes tentou novamente se eleger prefeito de Taboão da Serra, mas foi derrotado pelo Evilásio Farias.

Durante seu mandato como prefeito, Fernando Fernandes ajudou a eleger sua esposa, Analice Fernandes, para o cargo de Deputada Estadual nas eleições de 2002. No seu terceiro mandato (foi eleita também em 2006 e 2010) Analice é hoje uma das principais lideranças da região.

No ano de 2011, aceitou o convite do governador Gerando Alckmin para atuar na Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo. No dia 24 de junho de 2012, Fernando oficializa sua candidatura novamente à prefeitura de Taboão da Serra pelo PSDB, ao lado do seu vice Laércio Lopes.

Nas eleições de 2012, Fernandes obteve uma votação recorde em Taboão da Serra: 81.290 votos e chegou ao seu terceiro mandato como prefeito (embora ele diga que é o quarto, já que foi vice de Armando Andrade e assumiu a prefeitura por alguns dias). Independente da discussão, o feito  é inédito.

Fernando construiu sua vida em Taboão da Serra, se casando com Analice Fernandes, com que teve dois filhos, Fernando Fernandes Neto e Fábio Fernandes.

oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo