Biografia
personagens da nossa região.
Clube Atlético Taboão da Serra
Cats

O Clube Atlético Taboão da Serra (Cats) foi fundado no dia 12 de dezembro de 1985 e teve em suas primeiras duas décadas de existência as de maiores conquistas de títulos em outra categoria do futebol, a de salão. Além disso, outros esportes como o basquete, o atletismo, karatê e o judô também se destacavam. Já o futebol de campo ainda levou um tempo para aparecer. Hoje o Cats possui equipes de futsal que competem nos principais torneios do Estado.

Antes de 2004, ano em que participou pela primeira vez de uma competição profissional, o clube esteve inscrito apenas em torneios amadores. Porém, em seu primeiro ano no cenário estadual, conquistou seu primeiro título: Campeão Paulista da Série B2 (equivalente à 5ª divisão da época). Como no ano seguinte as Séries B1 e B2 foram integradas, o Cats passou a integrar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Com o título, o clube ganhou o direito de jogar a Série A3 do ano seguinte, mas acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão. Cinco anos mais tarde, em 2010, a equipe realizou uma excelente campanha na competição e recebeu a oportunidade de disputar a Série A3 novamente, onde permaneceu até a temporada de 2012.

Desde seus primeiros jogos oficiais até hoje, o clube jamais alterou suas cores ou seu uniforme, definidos por estatuto na década de 1980. As cores usadas pelo time são uma homenagem as às cores da bandeira do município: vermelho, preto e branco.

Apesar de atuar no futebol profissional há pouco tempo, o Taboão da Serra já tem um distintivo consolidado entre os habitantes da cidade, acostumados a acompanhar o clube em competições de outros esportes. Nestes mais de 20 anos, o peculiar escudo sofreu apenas uma reestilização, feita em setembro de 2008 pelo designer Sérgio Cardoso. Nada, porém, que alterasse o símbolo, formado pela sigla do time disposta em diagonal sobre um semicírculo que contém faixas vermelhas e o nome da cidade.

Após figurar por duas temporadas no Campeonato Paulista da Série A3, o Cats atualmente disputa a segunda divisão do Paulistão. Mas é nas categorias de base que a equipe taboanense mais se destaca. Na Copa São Paulo de 2014, o Cats terminou em quinto lugar, eliminado pelo Santos, campeão invicto do torneio. Em outras participações Taboão da Serra também conseguiu ótimos resultados.

Além do elenco principal, o cats também participou de competições com as categorias de base nos campeonatos paulistas Sub 15, 17 e 20 – 2ª Divisão, a partir de 2004.

Como a cidade de Taboão da Serra foi sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior nos anos de 2004, 2006 a 2012 e 2014. A sede taboanense é sempre muito elogiada pela Federação Paulista de Futebol e pelas equipes que jogam na cidade.

 

oferecimento
  • publicidade
    Firme junto ao povo